GANHAR OU GANHAR – Win Win
Opinião
Por favor, corrijam-me se estiver errada. Entendo que o título em inglês Win Win denota uma negociação onde ambas as partes saem ganhando. Não tem o significado negativo implícito na tradução Ganhar ou Ganhar. O título escolhido em português dá a impressão que é preciso vencer a qualquer custo, passando por cima de qualquer um. Não, seria muito mais um “ganha-ganha”, como se costuma dizer. E é exatamente o que acontece com Mike (Paul Giamatti, também em Tudo Pelo Poder, A Minha Versão do Amor, A Última Estação): com problemas financeiros, toma uma decisão em que ele também se beneficia, mas que acaba dando colocando sua vida de cabeça pra baixo.
Mike é um professor de luta livre nas horas vagas e advogado com sérios problemas financeiros. Um de seus clientes é um senhor de idade que precisa de um tutor. Sem contar para sua esposa Jackie (Amy Ryan), aceita ser responsável pelo cliente e por isso passa a receber um valor mensal que o ajuda a pagar as contas. Um dia aparece o neto desse senhor, cheio de problemas com a mãe e quer se instalar com o avô – que foi colocado em um abrigo para a terceira idade por Mike. Ele não tem outra opção senão acolher o garoto, que se mostra uma boa pessoa e um ótimo lutador de luta livre.
A história que se constrói a partir da chegada de Kyle (Alex Shaffer) é uma daquelas histórias de virada. Quantas vezes percebemos que precisamos mudar algo na vida, mas ficamos paralisados pelo medo? Algo precisa acontecer para que tenhamos coragem de mudar. Kyle é o agente da mudança, em que Mike percebe seus erros, suas limitações e a importância de tomar as decisões que realmente possam fazer diferença, que possam ser construtivas e mudar o futuro. Ganhar ou Ganhar tem um humor sutil e também tem um ponto interessante sobre o contexto familiar, do apoio, da compreensão e do empurrão importante que normalmente vem de quem está mais perto, neste caso, a esposa.
O diretor Thomas McCarthy também é responsável por O Visitante – aliás, uma ótima dica em DVD. Ambos os filmes têm esse viés humano, da postura rígida que ganha novos contornos quando um novo elemento de fora se aproxima. Carregado de significado… Quando essas surpresas da vida acontecem, é melhor fica de olhos bem abertos. A chance de acontecer um ganha-ganha, no sentido positivo, é muito grande.
Comentários