70º FESTIVAL DE VENEZA
Opinião
Começou ontem o 70º FESTIVAL DE CINEMA DE VENEZA. Abriu com Gravidade, do mexicano Alfonso Cuarón, com as estrelas Sandra Bullock e George Clooney. Parece que a plateia gostou (o filme estreia aqui no Brasil em outubro).
A premiação será só em 07 de setembro, quando saberemos quem leva o Leão de Ouro deste ano. Enquanto isso, veja quem ganhou nos anos passados e bom garimpo!
2012 – PIETÁ, de Kim Ki-Duk (Taiwan) – para pensar, e muito. Estranho e forte, mostra a crueldade humana sem qualquer filtro. Na Seul do boom imobiliário, um cobrador de dívidas vai até o limite para reaver o dinheiro dos agiotas. Veja, se tiver estômago!
2011- FAUSTO, Alexandr Sokurov (Rússia) – também para pensar. Denso, forte e muitas vezes estranho, Fausto é mais bacana para quem curte a filmografia de Sukurov e tem o mínimo de conhecimento sobre Fausto de Goethe. Se não tiver, fica literalmente boiando. A história é sobre um homem que vende a alma para o diabo, em troca de conhecimento. Fácil?
2010 – UM LUGAR QUALQUER, de Sofia Coppola (EUA) – filme bacana, sobre a dificuldade de lidar com a fama, dinheiro, soberba. Relações pessoais e familiares, bom para refletir sobre o tema.
2009 – LÍBANO, de Samuel Maoz (Israel)
2008 – O LUTADOR, de Darren Aronofsky (EUA) – este eu não entendi. Com Mickey Rourke no elenco, conta a história de um lutador fracassado, descontrolado e alcoólatra. Pode até ser que o ator esteja idealmente caracterizado para o papel, mas está em situação deplorável, o que já de cara me causou repulsa. Deprimente demais.
Comentários