A VIDA SECRETA DE WALTER MITTY – The Secret Life of Walter Mitty

Cartaz do filme A VIDA SECRETA DE WALTER MITTY – The Secret Life of Walter Mitty

Opinião

Pensando sobre Walter Mitty, cheguei à conclusão de que vai além da máxima do sujeito-que-vai-atrás-dos-seus-sonhos. Walter Leva uma vida mediana e sem brilho, não é reconhecido, vive sonhando, imaginando-se ter a coragem de tomar atitudes opostas àquelas que seu instinto de defesa toma, até que um dia cria coragem e sai pelo mundo fazendo algo que nunca tinha feito antes: corre riscos. A consequência é que um mundo novo se abre e as oportunidades começam a aparecer.

Tudo isso está bem claro em A Vida Secreta de Walter Mitty, representado por Ben Stiller, que também dirige o filme. Walter trabalha na revista LIFE, responsável pelo acervo de negativos e fotografias. Portanto, está sob sua tutela o que essa publicação tem de mais precioso: o olhar diferenciado a respeito das coisas do mundo. Mesmo que fossem as mais banais. Um dia a LIFE tem que fechar as portas e o fotógrafo mais famoso da revista, Sean O’Connell, envia um negativo com sua foto para a última capa. Mitty perde o negativo e sai pelo mundo para recuperá-lo.

Também acho que tem uma aventura embutida aí, que é preciso ter coragem na vida para mudar o rumo das coisas, mesmo quando a gente não sabe como vai terminar a história, que quem-não-arisca-não-petisca, e tudo mais. Mas minha leitura das entrelinhas está na importância do olhar. Eu diria que a figura do fotógrafo é uma analogia à nossa dificuldade de enxergar a beleza naquilo que é comum, que é simples, que é natural. O’Connell corre o mundo fazendo fotos de paisagens e animais incríveis, que por vezes não fotografa porque não quer ser distraído pela câmera. Prefere fotografar com a mente e com o coração. Transfiro isso para situações em que deixamos escapar a beleza, porque nosso olhar se distrai com outras tantas ferramentas e obrigações que temos na vida.

Também quero percorrer outros caminhos e viver aventuras, mas essa história do exercício do olhar para o belo que está ao nosso lado, é sinal de que a aventura pode ser aqui e agora! Claro que fiquei curiosa durante o filme para saber  o que tinha naquele negativo que tanto motiva Mitty. Quando descobrimos o que é, tive ainda mais certeza de que menos pode ser mais, até no mais improvável. Tudo é uma questão de treinar o olhar.

 

Trailers

Comentários