QUEIME DEPOIS DE LER – Burn After Reading
Opinião
De novo os irmãos Coen – também são eles os responsáveis por Um Homem Sério, publicado há alguns dias. Desta vez, a sátira é realmente divertida e não tem nada da melancolia e seriedade do filme anterior. Tudo aquilo que você imagina sobre a vida e glamour dos espiões cai por terra e se torna uma brincadeira que não deve ser levada a sério, principalmente se ela esbarra na vaidade de uma mulher.
Cheio de bons atores, o que é preciso queimar depois de ler é um CD encontrado no vestiário de uma academia de ginástica, onde os personagens de Brad Pitt (também em Babel e Bastardos Inglórios) e Frances McDormand trabalham. Tentando tirar proveito da situação, descobrem que o CD é de um ex-agente da CIA (na pele de John Malkovich) e que pode conter informações sigilosas e valiosas. Esse agente é casado com a personagem de Tilda Swinton, que por sua vez se envolve com o galã, segurança do governo, vivido por George Clooney (também em Syriana, Amor sem Escalas).
As vidas se entrelaçam e o engraçado é que há situações de suspense misturadas (bem misturadas) com algumas cenas engraçadas, outras inesperadas. Mas o tom maior é de sátira do profissional astuto que deve ser o espião e das relações entre marido e mulher. Nada muito profundo, mas uma distração com um enredo curioso e irreverente. Com inteligência, o que faz a diferença.
Comentários