Paris recebe novamente, no coração do Quartier Latin, o cinema brasileiro, na 21ª edição do Festival de Cinema Brasileiro de Paris. Serão 23 longas, entre ficção e documentário, títulos inéditos na França, sessões com debate, e um Fórum voltado para o mercado audiovisual. Tudo no cinema L’Arlequin, de 9 a 16 de abril. Nos 20 anos de festival foram exibidos na França cerca de 530 filmes, para mais de 73.000 espectadores que puderam debater com quase 500 convidados.
Abriu ontem com O Beijo no Asfalto de Murilo Benício – filmaço, por sinal -, e fecha com Mariguella, de Wagner Moura – apresentado no Festival de Berlim e já com críticas bem controversas, e com o documentário Amazônia Groove, de Bruno Murtinho, que revela os artistas da região do Norte do país.
Como parte integrante da programação do festival, ocorrerá o 2º Fórum Audiovisual França-Brasil, no dia 16 de abril, na Embaixada do Brasil em Paris, que visa incentivar o intercâmbio entre os dois países neste setor. Serão realizadas master classes, painéis e encontros profissionais com a presença de representantes de entidades, criadores, produtores e executivos brasileiros e franceses.
A programação do festival pode ser acompanhada no site da plataforma Jangada.
FILMES EM COMPETIÇÃO
Deslembro (foto)
Minha Fama de Mau
Sócrates
Temporada
Todas as Canções de Amor
FILMES FORA DE COMPETIÇÃO
Los Silencios
Marighella
Tito e os Pássaros
DOCUMENTÁRIOS
A Última Abolição
Amazônia Groove
Clementina
Codinome Clemente
Frans Krajcberg: Manifesto
Marcia Haydée
My Name is Now, Elza Soares
Orlamundo
Pastor Cláudio
Querido Embaixador
Torre das Donzelas
Comentários