ANTES DO INVERNO – Avant L’Hiver

Cartaz do filme ANTES DO INVERNO – Avant L’Hiver
Direção:
Ano de lançamento:
País:
Gênero:
Estado de espírito:
Duração:

Opinião

Inverno no título não é só a estação do ano. É metáfora para o frio que atinge o relacionamento, para o congelamento das sensações e sentimentos, quando ambas as partes não se esforçam para manter o ambiente aquecido. Melhor pensar bem, antes que o inverno chegue e nada mais tenha volta. É daqueles filmes sobre casamentos de 30 anos, que caem na monotonia, não percebem o tempo passar e se enchem de frustrações.

Aqui cabe bem a imagem do casamento enquanto um jogo de frescobol, e não de tênis. No primeiro, é preciso que ambas as partes colaborem, se esforcem para jogar a bola na mão do parceiro. Se conseguem manter a bola no ar e rebater, vencem os dois juntos e têm o prazer de fazer parte do jogo. Já no tênis, não. Um só é o vencedor, o lance é derrotar o outro e sentir-se superior.

Com o casal Paul (Daniel Auteuil, também de Conversas com Meu Jardineiro) e Lucie (Kristin Scott Thomas, também de Há Tanto Tempo que Te Amo, Dentro da Casa, Partir, O Paciente Inglês) é assim: casados há mais de 30 anos, ela se dedica a ele integralmente, cuida da casa, do jardim, não faz cara feia, não se queixa de nada; ele é cirurgião, também não se queixa, mas não vibra com nada. Até que uma mulher misteriosa aparece (Leïla Bekhti, também em A Fonte das Mulheres) e tira o frágil equilíbrio da relação que já não existe mais.

Antes do Inverno vai na linha de filmes como Os Belos Dias, Um Sonho de Amor, Shirley Valentine. Claro, cada um é de um jeito, mas todos eles tocam nesse delicado momento da vida do casal, que muitas vezes de casal já não tem mais nada. Ou precisa de um belo susto para se reinventar.

Trailers

Comentários