AS MEMÓRIAS DE MARNIE – When Marnie Was There
Opinião
Já de cara é importante dizer – e a gente percebe pelo traço – que o diretor tem alguma relação com outras animações japonesas igualmente lindas. Uma delas é Vidas ao Vento e a outra, Ponyo – Uma Amizade que Veio do Mar. Hiromasa Yoebayashi é o animador chefe desses filmes e agora coloca toda essa leveza e riqueza de detalhes também em Marnie.
Adoro animação. Quando ela sai do traço de Hollywood (veja a lista de bons filmes nesse perfil), inova na cor, luz e forma, é delicioso. Filme pra qualquer idade, com aquela pitada visual de outra cultura. Ana é uma menina tristonha que tem poucos amigos, sofre de asma e seus pais adotivos a mandam para uma temporada no campo com uns tios para se recuperar. Misturando imaginação e realidade, ela se encontra com alguns traumas que carrega da infância, algumas palavras não ditas e rancores guardados. Tem um pouco da tristeza real da infância, daquele enfrentamento com as frustrações que, muitas vezes, são pintadas de irrealidade e brincadeira. Mas que ficam guardadas lá no fundo e é o encontro com a menina Marnie que faz Ana rever tudo isso e se reinventar.
Gostoso pra ver em família, reparar nos detalhes das casa, na cultura japonesa, nos gestos e olhares entre os personagens. Repare no interior das casas, em seus utensílios e em toda a ambientação. Lindamente construído!
Comentários