BELFAST

Cartaz do filme BELFAST

Opinião

BELFAST é inspirado nas memórias que o diretor Kenneth Branagh tem da infância e levou o Oscar de melhor roteiro original em 2022. O filme nos leva para os anos 1969, quando começaram os conflitos entre a minoria católica e a maioria protestante na Irlanda do Norte, numa disputa que divide os irlandeses, gera 30 anos de violência e leva muitas famílias ao exílio.

Mas não é um filme de guerra, mas de família e construção de vínculo afetivo. O conflito é o pano de fundo para o recorte principal que é mostrar a trajetória da família de Buddy, o protagonista através do qual assistimos à história e que encanta com seus questionamentos e alegria de viver. Percebendo que não há mais aquela harmonia entre os moradoras da sua rua em Belfast, que o pai e a mãe divergem sobre o que fazer diante das dificuldades, Buddy procura as resposta no relacionamento com os avós — que transborda doçura e sabedoria, nessa troca entre gerações que o cinema vem trazendo cada vez mais.

Com Judi Dench  e Ciarán Hinds neste papel da sabedoria dos mais velhos, temos um precioso recorte do rito de passagem deste garoto, que sai da infância para entrar na adolescência, assim como Branagh e tantas outras famílias fizeram: mudando de país.

Trailers

Comentários