CARONEIROS

Cartaz do filme CARONEIROS

Opinião

“Vocês levam a gente, mas em troca temos que falar.” 

 Depoimento de um dos caronas

É assim que um dos caronas do filme define a ideia do documentário. A bordo de dois fuscas, seis jovens percorrem a América Latina dando carona a uruguaios, chilenos, paraguaios, brasileiros e argentinos. Faz lembrar Diários de Motocicleta, de Walter Sales, em que o então jovem estudante de medicina Ernesto Che Guevara parte com sua moto para explorar o continente. Aqui, os aventureiros viajam por 18 mil quilômetros, acolhendo nos fuscas qualquer um que vá na mesma direção.

Além das belas paisagens, o interessante são as conversas. Cada um que embarca dá seu depoimento sobre o povo latino-americano, as semelhanças e diferenças, as rixas, a política, a cultura, os meios de comunicação, o Mercosul. É como se fossem tecendo uma rede de opiniões que constrói, ao final, a identidade da América Latina. Curiosas, as opiniões. Apesar de diversas, concordam num ponto: sabemos mais dos primos tortos norte-americanos do que dos irmãos latinos. Desperdício cultural.

Exibido no Festival Internacional de Documentários É Tudo Verdade, de 2007, Caroneiros chama a atenção para a opinião de pessoas comuns, que querem conhecer mais de sua própria cultura. E para a proposta dos caroneiros-repórteres, que se despem de preconceitos e partem para colher dados e imagens desse curioso intercâmbio cultural.

Comentários