LOPE

Cartaz do filme LOPE

Opinião

Há pelo menos três brasileiros neste filme espanhol que concorreu à indicação de melhor filme estrangeiro no Oscar 2011: o diretor Andrucha Waddington (também em Casa de Areia), o sempre ótimo Selton Mello, no papel de um português e Sônia Braga, com uma maquiagem muito bem feita e um sotaque espanhol cuidadoso. Ojalá!

O filme volta para a Espanha do século 16 para contar a história verdadeira do dramaturgo Lope de Vega, que revoluciona o teatro da época. O que antes eram encenações engessadas e previsíveis transformam-se em versos mais leves e bem humorados. Segundo ele, seus textos e suas peças deveriam ser como a vida. Sua trajetória no amor e na literatura é mostrada no filme com toda a caracterização da Madri da época, portanto o destaque aqui é para o vestuário, constituição de época e tudo mais que inclui o visual.

Agradável aos olhos, é recheado de um romance sem muito sal e diálogos por vezes cheios de clichês. Mas Lope vale por ser um filme poético e muito bonito do ponto de vista da produção. Para quem gosta de filme de época, é uma boa pedida para ver bem acompanhado.

Trailers

Comentários