LOUP – UMA AMIZADE PARA SEMPRE – Loup

Cartaz do filme LOUP – UMA AMIZADE PARA SEMPRE – Loup
Direção:
Ano de lançamento:
País:
Gênero:
Duração:

Opinião

Os lobos não são amigos. Para isso existem os cachorros.”

A paisagem é espetacular. O ritmo, lento, contemplativo, monótono inclusive. Assim como deve ser o inverno numa região montanhosa da Sibéria. Mas não acho que isso seja empecilho, mas é preciso ir preparado. Falado em francês, Loup – Uma Amizade Para Sempre é um filme sobre a amizade entre um rapaz e os lobos siberianos, e não propriamente um filme de ação. É para ser apreciado, inclusive na narrativa singela e na cultura do povo nômade, que é, no mínimo, muito interessante.

Sergeï faz parte de uma família de nômades, que mora nas montanhas da Sibéria e tem como única fonte de sustento o rebanho de renas. A tradição familiar a é escolher, a cada verão, uma pessoa responsável pelo rebanho e por protegê-los dos lobos que vivem no mesmo habitat. Sergeï acata a missão, mas se depara com uma alcatéia cheia de lobinhos. Ao vê-los crescer, apega-se a eles e embora sejam ameaça constante ao patrimônio do clã, seu instinto é protegê-los e não matá-los como espera sua família. O conflito faz com que os personagens percorram diversas partes da montanha, no verão e no inverno, o que nos presenteia com a linda paisagem, inclusive a aurora boreal.

Loup tem o aspecto familiar, de apego e respeito aos animais que é sempre muito sensível. Assim como Winter – O GolfinhoMarley e EuSempre ao Seu Lado. Mas Loup tem alguns trunfos, que são essa natureza inóspita, esses animais tão incomuns que são as renas, e o modo de vida desse povo tão diferente. Mas o diretor francês ressalta também aquilo que é igual na maneira de se relacionar, colocando a amizade e a família acima de tudo.

Trailers

Comentários