O CONTO – The Tale

Opinião
Onde fica guardada a informação de abuso sexual na infância e adolescência? Onde cabe isso dentro da mulher adulta? Jennifer Fox escreve um conto aos 13 anos relatando a sua experiência, como se aquela história fosse inventada. Adulta, relê o que escreveu e revisitar o que aconteceu joga luz no trauma que ficou sufocado durante décadas.
É a própria Jennifer Fox quem escreve o roteiro e dirige este longa com Laura Dern no papel principal desta menina tímida, que se sente invisível diante da família e vai passar as férias de verão na fazenda dos seus treinadores de equitação. Ali vive a violência do abuso, mas silencia. O CONTO é essencialmente sobre esse silêncio.
Mas também é sobre a não percepção dos adultos ao redor de que algo estranho está acontecendo. Comportamentos socialmente aceitos camuflam a violência e isso serve de alerta para o inimigo que ronda e não tem cara de mau.
Jennifer Fox é documentarista, lida com a observação sobre a vida das pessoas e como transformar isso em produto cinematográfico para registro da sua percepção. Curioso o que ela se tornou na vida adulta. Olhar pra si é o difícil exercício de identificar os traumas e dificuldades, examiná-los para, então, enfrentá-los. Jennifer canaliza esta habilidade na vida dos outros, nos dando a dica preciosa de que nossa caixa-preta dos traumas também precisa ser constantemente revisitada.
Comentários