OS SABORES DO PALÁCIO – Les Saveurs du Palais

Cartaz do filme OS SABORES DO PALÁCIO – Les Saveurs du Palais

Opinião

Os sabores palacianos permeiam não somente a culinária. Os sabores também estão entre os egos, as disputas, a hierarquia interna. Todos regados à mais alta e caprichada gastronomia, liderados pela chef (que se diz cozinheira), Hortense Laborie. Quem entende de cozinha vai ficar fascinado com os sabores, temperos, combinações feitas especialmente para o presidente da França. Quem não entende nada, como eu, vai ficar ainda mais convencido que culinária é uma arte para poucos, mesmo se ela for a dita e deliciosa comida da caseira.

É desta culinária que o presidente gosta. E, para tanto, pede para que sua equipe vá atrás de Hortese, uma cozinheira de mão cheia, que aprendeu a fazer tudo com a avó e a mãe, e não se acha sofisticada à altura do Palácio do Élysée, residência oficial da presidência. Mas é desta cozinha que ele gosta, com ingredientes frescos, especiais, direto do produtor. Quer comer o verdadeiro sabor da França, quer voltar a sentir o gosto das coisas! Hortense (Catherine Frot) entra no palácio pela porta da frente, conquista o presidente, gera ciúmes no anterior chef da cozinha presidencial e diz a que veio. A passagem de Hortense pelo Élysée é divertida, alegre e saborosa, a ponto de ganhar a amizade do chefe maior pela barriga e quebrar muitos protocolos.

Não sei nem repetir os pratos que Hortense faz – como disse, não é meu métier. Mas o que o filme mostra, além das trufas e cogumelos, é a culinária enquanto arte e prazer do preparo, da escolha dos ingredientes, do aroma. Inspirado na história de Danièle Delpeuch, que realmente foi nomeada chef particular do presidente François Mitterrand, o filme deixa claro que a culinária transmite fielmente a identidade de quem cria os pratos e coloca neles todo o seu afinco. A passagem de Hortense pela base francesa gelada no polo é detalhe que fica perdido no contexto do filme. Não dê muita importância, faltou uma amarração melhor nesse quisito. Mas isso não invalida a graça e divertida andança pelos corredores do palácio presidencial, com todo o seu glamour, intrigas e delícias.

Trailers

Comentários