ÓTIMA FERRAMENTA: O CINEMA DISCUTE O BULLYING

Cartaz do filme ÓTIMA FERRAMENTA: O CINEMA DISCUTE O BULLYING
Gênero:
Estado de espírito:
TAGS:

Opinião


depois de lúcia4Coincidentemente dois filmes muito bons entram em cartaz hoje e ambos falam do mal que aflige pais, educadores, crianças e jovens: o bullying. Caracterizado pela intimidação por palavras, agressões físicas, divulgação de imagens pela internet, humilhações covardes, este tipo de comportamento só ganhou um nome, porque na verdade sempre existiu.

O que acontece a mais hoje em dia é que há inúmeras outras ferramentas para intimidar alguém nos ambientes de trabalho, educacional e familiar. A tecnologia é uma delas e é capaz de expor a pessoa de forma irreparável.

Os seis filmes abaixo falam sem meias palavras sobre o assunto. Sem exceção, todos devem ser assistidos. Pela qualidade da produção e da narrativa, pela maneira de abordar o tema e por trazer à tona uma questão primordial para a formação de bons cidadãos: o trabalho com a tolerância e o respeito. Todos eles lidam com o bullying em crianças ou adolescentes, exceto A Caça, que transcende para o mundo adulto, deixando bem claro o tamanho do perigo.

 

ELEFANTE, de Gus Van Sant (EUA, 2003)

DEIXA ELA ENTRAR, de Tomas Alfredson (Suécia, 2008)

EM UM MUNDO MELHOR, de Susanne Bier (Dinamarca, 2010)

AS MELHORES COISAS DO MUNDO, de Laís Bodanzky (Brasil, 2010)

DEPOIS DE LÚCIA, de  Michel Franco (México, 2012) (foto acima)

A CAÇA, de Thomas Vinterberg (Dinamarca, 2012)

Comentários