SENTENÇA

Cartaz do filme SENTENÇA

Opinião

Quem se lembra que BOM DIA, VERÔNICA foi feito mais de Janete do que de Verônica, não esquece de Camila Morgado. A atriz não só é a âncora de SENTENÇA, esta minissérie paulistana da gema, na temática e no visual (embora tenha sido filmada no Uruguai por causa da pandemia), como também é quem domina, do começo ao fim, a presença na tela.

Camila Morgado é Heloisa, uma advogada criminalista que acredita no princípio básico de que todo mundo tem direito à defesa, independente do crime cometido. Os clientes de Heloísa invariavelmente estão na cadeia, de onde ela entra e sai, tentando encontrar brechas e minimizar penas. O conflito aqui é um crime bárbaro: uma senhora negra, moradora da favela, queima um policial vivo. Quando percebe, Helô tá no meio de uma trama envolvendo uma perigosa facção criminosa, correndo risco de vida.

Como se não bastasse, seu marido é promotor, tá do outro lada da bancada, defendendo o Estado. Ahh, tem mais: Helô tem o drama familiar da mãe presa, pai morto, um avô que representa o sistema judicial branco e masculino, e um trauma pra resolver.

SENTENÇA denuncia o sistema prisional, a venda de favores, a corrupção. Dinheiro fala, poder manda. As personagens mulheres estão posicionadas em papéis-chave, da juíza à mãe assassina; da empresária à advogada da criminalidade, à jovem delegada. Além do gênero, a raça, a sexualidade estão postas, me dando a esperança de que um dia, quem sabe, teremos personagens espelhando o que é realmente a sociedade brasileira, na sua diversidade, trazendo pontos de vista plurais, sem que esse fato precise ser mencionado, sinalizado, mostrado pelas estatísticas. Esperança de que seja simplesmente natural.

Por isso gosto da escolha do elenco de SENTENÇA. Talentoso, deixa um gostinho de 2ª temporada indispensável no ar! Mas não demora, tá?!

Trailers

Comentários