TEUS OLHOS MEUS
Opinião
“É muito ruim não saber que caminho seguir – todos parecem uma contramão.” – Gil.
O título Meus Olhos Teus foi traduzido em inglês como Soulbound. Faz sentido, laços da alma. Mas o melhor de tudo é que a gente entende que olhos são esses só no final. E ainda melhor é saber que durante o filme, não faz falta ainda não ter chegado no final. Diretor estreiante, Caio Sóh tem sensibilidade de sobra, ainda mais em se tratando de relações homossexuais. Sensibilidade para não tratar o assunto nem com preconceito de um lado, nem com rancor, do outro. E ainda consegue inserir pitadas de humor, sobre o próprio tema
Acho que o que contribui para essa clima descontraído – e definitivamente não são todos os filmes que conseguem isso, vide Como Esquecer, Do Começo ao Fim, em que o tema gay incomoda de alguma maneira – é o fato de o filme não ser sobre homossexuais, mas sim sobre relações de amor, amizade e família. O homossexualismo entra como mais um detalhe, com naturalidade e estranhamento do próprio personagem. Por isso a direção consegue dar um tom mais casual e natural ao assunto.
Fugi da história, até porque não quero entrar muito em detalhes. Basicamente, fala sobre Gil (Emilio Dantas), um rapaz criado pelos tios, que está passando pela fase ‘não-sei-quem-sou-nem-para-onde-vou’. Perdido, passa o dia fazendo poesia, tocando música, compondo, fumando maconha, sem qualquer objetivo. Ao mesmo tempo em que a tia Leila (Paloma Duarte) o apoia, é rechaçado pelo tio, até que a relação fica insuportável. Daqui por diante, o filme é todo seu. Fiquei extremamente surpresa com a simplicidade da produção – que inclusive está coberta de significado, dando ao filme o rigor simples que ele precisa para ser o mais real e próximo do espectador possível – e com a beleza do roteiro e do texto. Falas e canções profundas (trilha de Maria Gadú), reflexões sobre a vida, independente das escolhas sexuais ou familiares. Diz respeito aos seres humanos, e aí é que mora todo o perigo.
_____________________________________
PROGRAME-SE:
Ingressos online: Ingresso.com
25 out / 16h00 – ESPAÇO UNIBANCO AUGUSTA
* Sala 3
Rua Augusta, 1475, Cerqueira César / CEP: 01305-100 / TEL.: 3288-6780.
29 out / 19h40 – UNIBANCO ARTEPLEX – Shopping Frei Caneca
* Sala 3
Rua Frei Caneca, 569 – 3ºpiso / CEP: 01307-001 / TEL: 3472-2362.
30 out / 16h30 – UNIBANCO ARTEPLEX – Shopping Frei Caneca
* Sala 5
Rua Frei Caneca, 569 – 3ºpiso / CEP: 01307-001 / TEL: 3472-2362.
Comentários