TRÊS AMIGAS – TROIS AMIES

Cartaz do filme TRÊS AMIGAS – TROIS AMIES

Opinião

TROIS AMIES é uma comédia de costumes. Lembra os filmes de Woody Allen, quando ele coloca o cotidiano como protagonista de uma história que vai falar de gente comum, como você e eu. E quando coloca um narrador, Victor, pra contar a história e observar, de longe, a trajetória dos personagens. Vai entrar na sua intimidade pra falar de casamento e traição, amizade e traição, amor e humor. Começa sem graça, mas vai ganhando graciosidade na maneira de dizer que praticamente tudo nesta é provisório.

Algo como: Joan já não ama Victor no amor romântico, enquanto Eric ama Alice, que já não acha mais graça nele, mas quem curte é Rebecca. Joan, Rebecca e Alice são as três amigas do título, feitas pelas atrizes Camille Cottin, India Hair e Sara Forestier. É em torno das suas decisões e confusões que os casais e não-casais vão transitar por Lyon no seu dia a dia, experimentando novas situações e sacando que em pouco tempo tudo tudo pode mudar.

Ganha prêmio? Não, absolutamente. Mas é gostoso de ver, naquela pegada de nos fazer rir de situações cotidianas e universais entre pessoas que se conhecem e que enfrentam crises existenciais — ou não tão existenciais assim. Conta com uma leva de atores franceses de uma geração forte, principalmente as mulheres: Camille Cottin, India Hair e Sara Forestier. É feito pra ser só isso mesmo: meio tolo na tolice e banalidade que é o nosso cotidiano.

Especial 81º Festival de Veneza 

Comentários