UM POUCO DE CAOS – A Little Chaos

Cartaz do filme UM POUCO DE CAOS – A Little Chaos

Opinião

Quem conhece o Palácio de Versailles, nos arredores de Paris, sabe da importância que tem a simetria na sua arquitetura e paisagismo. O protagonista deste filme é justamente um espaço diferente, chamado Rockwork Grove (ou La Salle de Bal), construído no século 17, época do rei Luis XIV (Alan Rickman, também em O Perfume). Um Pouco de Caos é o que permite o arquiteto responsável pelo jardim do palácio, André Le Notre (Matthias Schoenaerts, também em Ferrugem e Osso): ele resolve arriscar e inovar, contratando uma paisagista mulher, que tem uma visão diferente de todo aquele estilo ordenado e previsível.

A paisagista é Sabine de Barra, na pele de Kate Winslet (também em Deus da Carnificina, Pecados Íntimos, O Leitor, Foi Apenas um Sonho). Em tempos em que as mulheres eram meras coadjuvantes, Sabine não só inova entrando no métier exclusivamente masculino, como quebra todas as linhas retas. Seu projeto é de um jardim com cascata, que serviria também de salão de baile ao ar livre, numa época em que o rei francês tinha todo e qualquer poder, inclusive de sair do Louvre, construir outro palácio cercado de jardins suntuosos e fazer o que bem entendesse deles.

Não chega a ser um daqueles filmes de época de grande impacto, mas vale seu ingresso pois retoma uma interessante fase da história da estética da arquitetura pouco conhecida, tem romance como pano de fundo e é visualmente bem bonito pra quem curte figurinos e cenários desse período. E claro, sempre ajuda a garimpar na locadora bons filmes dos atores que fazem parte do elenco. Selecionei alguns acima – e eu não perderia nenhum deles.

Trailers

Comentários