Drama
O título original, em norueguês, seria traduzido como “menina doente” — o que fica aquém do sentido mais profundo do filme. DOENTE DE MIM MESMA é um exemplo de adaptação de título bem sucedida, inclusive em que a emenda sai melhor que o soneto e dá a dimensão desta tragicomédia perversa e doentia, literalmente. Com […]
Tem um quê de Hoje Eu Quero Voltar Sozinho, filme de Daniel Ribeiro, que conta a história de um garoto cego e sua vivência na escola, na família, na descoberta da sexualidade. Sentidos aguçados, num filme que traz o cotidiano do adolescente, sem carregar na mão do drama, sem vitimizar. Mais do que conectá-lo com […]
A ideia de que mulheres são violentas consigo mesmas em relação à sua imagem é recorrente — e chega a ser cultural. A ideia de que nunca estão satisfeitas, de que em cada fase da vida surge um gatilho diferente pra gerar infelicidade com o corpo, é real — e chega a ser cruel. Livrar-se […]
Ando vendo filmes da Geórgia e são narrativas invariavelmente impactantes. Isso do ponto de vista humano — e desumano também. CAMINHOS CRUZADOS é uma história de busca, não só de uma pessoa, mas sobretudo de busca pela reconciliação consigo mesmo, apesar das tradições e costumes impostos pela sociedade, pela família e religião. Lia é uma […]
Sabe filme de gente comum que tenta levar a vida da melhor maneira possível, se cercar de gente boa, amar e ser amado, fazer seu trabalho com seriedade? LOVE é um filme recheado de diálogos e de reflexões sobre casamento, amizade, sexo, encontros e desencontros — que privilegia aquela atmosfera casual, em que parece que […]
A extrema vigilância é uma realidade em Singapura — inclusive, como lembra o diretor Yeo Siew Hua, é a cidade mais vigiada do mundo. Pro bem e para o mal. Ao mesmo tempo que inibe crimes, tira a privacidade num nível assustador. STRANGER EYES é sobre essa vigilância, sobre voyeurismo, sobre espiar e ser espiado. […]
“Quando a realidade é retratada nua e crua, a ponto de ser impossível ignorá-la, algo mais profundo vem à tona”, diz a cineasta Dea Kulumbegashvili, que apresenta seu filme APRIL em competição em Veneza. “O imaginário vem como uma maneira de Nina escapar da realidade, mas ao mesmo tempo isso a aprisiona, porque tem um […]
Não sei você, mas pra mim não é qualquer musical que desce redondo. Não que CORINGA: DELÍRIO A DOIS seja “qualquer” musical. Mas, sim, é musical — apesar de andarem dizendo por aí que não é. Pura intriga da oposição — oposição essa que adora o filme e que dzi que ele ultrapassa um gênero […]
“Um bom ponto de partida para um filme é o medo”, diz a diretora Delphine Coulin na coletiva de imprensa no Festival de Veneza. “Eu tenho dois: medo de não reconhecer minha irmã, por exemplo, se seus valores mudarem totalmente, e medo de não ter mais a democracia no meu país”. A história de JOUER […]