QUE FILME BRASILEIRO VAI LUTAR PELA INDICAÇÃO AO OSCAR 2104?

O Som Ao Redor, de Kléber Mendonça Filho, disputará com outros 70 filmes de todo mundo uma indicação para concorrer ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2014. Assisti ao filme no Festival de Gramado do ano passado, mas infelizmente não é o tipo de filme que faz grandes bilheterias. Digo infelizmente porque é realmente muito bom. Tem uma sutileza cruel para falar do espaço urbano, da relação distorcida e frágil entre as pessoas, da descaracterização das cidades e do cotidiano que é beira a banalidade e o suspense ao mesmo tempo.

Não dá para sair de um filme como esse ileso. O som que Mendonça quer ecoar é o de uma sociedade hipócrita, com desigualdades históricas e perpétuas. Quem sabe agora, com essa escolha, as pessoas se interessem por algo que não é de forma alguma previsível, tem originalidade e um desfecho que realmente compensam. 

Leia mais sobre o filme nos links:

comentário escrito no Festival de Gramado

comentário escrito quando o filme entrou em cartaz no circuito comercial 

Com O SOM AO REDOR, outros filmes também estavam na disputa para representar o Brasil na premiação. Vários têm comentário aqui no Cine Garimpo. Assim você fica atualizado com o cinema nacional.

1) Cine Holliúdy
2) Colegas
3) Cores
4) Elena
5) Faroeste Caboclo
6) Gonzaga- De Pai pra Filho
7) Meu Pé de Laranja Lima
8) O dia que durou 21 anos
9) O Que Se Move
10) O Som Ao Redor
11) O Tempo e o Vento
12) Porto dos Mortos
13) Uma História de Amor e Fúria
14) Xico Stokinger

Comentários