A 200 METROS – 200 METERS

Cartaz do filme A 200 METROS – 200 METERS

Opinião

O protagonista aqui é o muro que separa a Palestina de Israel. A 200 METROS sinaliza a distância que separa Mustafa da sua família – o que na realidade é muito maior do que isso diante de todas as disputas de poder entre árabes e judeus.

Mustafa mora da Cisjordânia; sua esposa, Salwa, e seus filhos, moram em Israel, o que daria a Mustafa a cidadania israelense também. Mas ele não quer e prefere atravessar o controle todos os dias pra trabalhar. Mas trabalhar também não é algo fácil. Precisa de licença, o trabalho é duro e mal remunerado. Um dia sua licença vence, ele não pode atravessar e fica a na Cisjordânia. Mas precisa dar um jeito porque seu filho está no hospital. A alternativa é o transporte clandestino: uma van que atravessa pra Israel burlando o controle dos passageiros, ainda por cima com uma alemã a bordo.

Tudo isso pra dizer que o que vamos ver é tensão dentro da van e dentro de cada um dos passageiros com sua história de vida. Pra todos que se interessam por questões humanitárias e geopolíticas; por conflitos gerados pelas diferenças; pela dificuldade humana de ceder e encontrar soluções; pela luta por poder acima de qualquer coisa. Um recorte íntimo e dramático de um conflito sem fim.

Passou na Mostra do Mundo Árabe de Cinema em 2021.

Trailers

Comentários