AMOR POR CONTRATO – The Joneses

Cartaz do filme AMOR POR CONTRATO – The Joneses

Opinião

Como se dá a lógica do consumo? Você vê uma mulher bonita usando uma roupa e quer igual; alguém ao seu lado num café navegando no iPad e você fica sonhando com o novo brinquedinho; um modelo novo de um carro bacana transitando pelas ruas e já fica pensando quando vai trocar de carro. De fato é assim: o marketing surte mais efeito quando vemos e sentimos o produto sendo realmente usado por alguém – mais do que quando está exposto na vitrine da loja. Esse é o raciocínio de Amor Por Contrato: uma família perfeita, de gente bonita, rica e educada, é capaz de exibir sonhos de consumo, ser objeto de desejo dos outros ao redor e vender muito, mas muito mesmo.

Não há quem não caia na armadilha. A sociedade de consumo é cada vez mais agressiva e nós mesmos damos conta de fazer a publicidade de tudo aquilo que está à disposição para comprar. Isso é muito interessante no filme. E não acho que seja exagero. Pelo contrário – o consumo do outro é um forte pretexto para nós consumirmos também, na maioria das vezes aquilo que não precisamos, que já temos e que de alguma forma serve para camuflar outro tipo de falta ou carência.

Amor Por Contrato é uma sátira interessante a respeito da postura moderna do ‘ter para ser’ e por isso mantém você bem atento à história e aos desenlaces. O consumo desmesurado chega a ter consequencias cruéis e dramáticas, colocando em risco a saúde mental e o bom senso de qualquer um. Já é hora de colocarmos nas devidas caixinhas as prioridades e fazermos valer o ditado de que “menos é mais”. Com tantos apelos e tentações, é um desafio e tanto.

Estreia dia 24 de dezembro nos cinemas.

Trailers

Comentários