UMA LIÇÃO DE VIDA – The First Grader

Cartaz do filme UMA LIÇÃO DE VIDA – The First Grader

Opinião

A história é real e isso já é uma coisa interessante. Outro ponto positivo é a atuação do protagonista Oliver Litondo, como o veterano do grupo guerrilheiro Mau Mau, formado pela etnia dos kikuyus. Com uma presença forte, ele representa os combatentes que sobreviveram à luta pela liberdade contra os ingleses. Basicamente, queriam suas terras de volta, tiradas pelos imperialistas. Lutavam pela liberdade e independência. Obviamente é desnecessário dizer que os ingleses eram mais forte e mais preparados e sufocaram a rebelião, com violência, mortes e prisões – como aconteceu em praticamente todos os países africanos colonizados. Isso nos anos 1950, sendo que a independência do Quênia foi reconhecida só em 1963.

Mas o filme não foca no passado, embora relembre cenas violentas do seu personagem Maruge e de seu povo sofrendo com a violenta repressão. O foco são os dias de hoje, quando o veterano recebe finalmente uma carta do governo, reconhecendo os maus tratos daquela época em forma de indenização. Maruge não sabe ler e procura a escola do vilarejo onde mora para ser alfabetizado juntamente com as crianças. Encontra resistência das autoridades e dos pais das crianças, mas também apoio da jovem professora (Naomie Harris), que vê em Maruge uma oportunidade de rever o passado e aprender com ele.

Além de ser uma história de superação, é uma oportunidade de ver um pouco mais de perto a realidade africana. Também assisti recentemente a outro filme do diretor Justin Chadwick, também sobre a África: Mandela – O Caminho para a Liberdade, baseado em livro homônimo, que reconstrói a vida do líder sulafricano, na pele do ótimo ator Idris Elba. É um trabalho interessante e sobretudo instrutivo. É util  e ilustrativo para os jovens, já que enfatiza a importância da educação para a formação da cidadania. O título em português é morno, mas em inglês ele dá conta desse recado: um homem de 84 anos sendo alfabetizado e correndo atrás do prejuízo.

Trailers

Comentários