APENAS UMA VEZ – Once

Cartaz do filme APENAS UMA VEZ – Once
Direção:
Roteiro:
Ano de lançamento:
País:
Gênero:
Duração:

Opinião

É como se eles já se conhecessem. Como se sempre tivessem cantado juntos. E como se nós, espectadores, estivéssemos ali só por acaso vendo uma pequena-grande história se desenrolar.

A cena inicial do filme cativa pela linda canção e pela câmera que tem um tomada, digamos, casual, praticamente caseira. A atriz tcheca Marketa Irglova interpreta um imigrante de mesma nacionalidade, que luta para viver em Dublin. Trabalha informalmente vendendo flores na rua, mas sonha em viver da música e do piano. Glen Hansard (irlandês) é quase ele próprio – músico que trabalha na loja de consertos do pai e que toca nas ruas de Dublin atrás de uns trocados. Sonha também em viver da música. Ao vê-lo tocar na rua, Marketa se encanta com a canção, provoca um encontro seguinte ao piano.

A sintonia é imediata: ela aprende com rapidez a tocar uma de suas composições (a vencedora do Oscar de Melhor Canção Original em 2008, Falling Slowly) e nasce uma relação intensa e bem particular. Tendo a música como fio condutor e relações amorosas passadas ainda não resolvidas, a relação evolui de forma diferente da esperada. O ponto em comum é a música e ela é mandatória na hora de decidir que caminho tomar.

 

 

Trailers

Comentários