MICMACS – UM PLANO COMPLICADO – Micmacs à tire-larigot

Cartaz do filme MICMACS – UM PLANO COMPLICADO – Micmacs à tire-larigot

Opinião

Não fique intrigado com o significado de Micmacs. Siga em frente, porque acho que este é o grande entrave deste interessante filme de Jean-Pierre Jeunet, que mantém aqui os mesmos elementos fantásticos e ingênuos usados em O Fabuloso Destino de Amélie Polain, com Audrey Tautou. Conta uma história com uma plasticidade especial, enfatizando as expressões e gestos, mais do que as palavras, fazendo o jogo do contente para resolver um grande problema.

O problema aqui é a indústria de armamentos, que vai ser destruída por um grupo de Micmacs, malucos, loucos, excêntricos. Isso porque Bazil (Dany Bonn, também em A Riviera não é Aqui) perde o pai por causa de uma granada e leva, ele mesmo, uma bala perdida. Quase morre. Perde tudo, não tem onde morar, o que comer. Daí se junta a essa trupe de excêntricos, que tem desde homem-bala a contorcionista, todos morando amigavelmente em um grande depósito de materiais recicláveis. É com esses materiais que eles vão declarar guerra às duas maiores indústrias de armas e montar um plano muito complicado.

Mas sem desejar o mal ou incitar a violência. É aqui que entra o estilo do diretor que usa o humor e a graça para fazer uma guerra pacífica, para levar os próprios donos das fábricas a se autodestruírem. É um belicismo às avessas, já que os personagens se mudem de inteligência, criatividade, inventividade e habilidades específicas para driblar as duras regras da corrupção e da guerra. Uma crítica bem humorada ao enriquecimento a qualquer preço e uma homenagem à união de esforços e às soluções pacíficas que deveriam levar à reflexão. Inteligente e principalmente criativo, com imagens bonitas, muitas vezes em sépia, da sucata que aparentemente não tem utilidade. Assista sem preconceitos, mas com olhar de quem recebe uma linguagem diferente e um conteúdo importante. Fico devendo o Amélie Polain, que diz bastante, ou quase tudo, desse estilo de contar um conto e dar uma lição de moral. Soco com luva de pelica.

 

Trailers

Comentários