O PACIENTE INGLÊS – The English Patient

Cartaz do filme O PACIENTE INGLÊS – The English Patient
Ano de lançamento:
País:
Gênero:
Estado de espírito:
Duração:

Opinião

Antes de falar do filme propriamente dito, quero dizer que fiquei impressionada com o fato de a nossa cabeça – pelo menos a minha – apagar completamente alguns registros. E também é verdade que já se passaram 13 anos desde o lançamento de O Paciente Inglês e que muita água rolou debaixo da ponte, ocupando alguns espaços na mente. Tudo isso para dizer que vale rever porque é muito bom e porque nos ajuda a não esquecer.

Também acho difícil classificar um filme destes. Além de ter história, pois se passa durante a Segunda Guerra, tem o romance trágico que direciona praticamente o filme todo. Por isso, resolvi deixar na categoria Para Rever, por se tratar de um filme premiadíssimo que a grande maioria já viu.

Vamos ao enredo: Ralph Finnes (também em O Leitor e A Duquesa) é Almásy, um sujeito misterioso, membro da National Geographic Society, líder de uma expedição para mapeamento do norte da África e busca de cavernas com desenhos rupestres. Um acidente de bimotor o faz ficar irreconhecível por causa das queimaduras, além de lhe custar a memória. A partir do momento em que uma enfermeira, vivida por Juliette Binoche (também em Horas de Verão e Paris), cuida do que resta desse homem em uma igreja abandonada na Itália, agora já no fim da guerra, é que começamos a saber o que aconteceu. Alguns detalhes ajudam a contar a história: um livro que ele carrega traz muitos registros e lembranças; um homem aparece trazendo informações que montam o quebra-cabeça e explicam que romance foi esse com a bela Kristin Scott Thomas (também em Há Tanto Tempo que Te Amo).

Plasticamente o filme é muito bonito, a história é muito boa, a paisagem e a ambientação de época, maravilhosas. Vale dizer que o clima de guerra e romance trágico é quebrado pela leveza da personagem de Juliette Binoche, que recebe Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante pelo trabalho naquele ano. Quem se lembra do filme, sabe do que estou falando; quem não lembra tanto assim, como eu não lembrava, saiba que valeu rever.

 

VEJA EM DICAS AFINS: Romance no deserto remete ao livro mais recente do escritor português Miguel Sousa Tavares, No Teu Deserto.

Trailers

Comentários