SR. BACHMANN E SEUS ALUNOS – MR. BACHMANN AND HIS CLASS

Cartaz do filme SR. BACHMANN E SEUS ALUNOS – MR. BACHMANN AND HIS CLASS

Opinião

Inevitável a conexão com o francês “Entre os Muros da Escola” – que não é documentário, mas é uma linguagem bem próxima. Inevitável não fazer um paralelo com o teor dos filmes e considerar que o documentário SR. BACHMANN E SEUS ALUNOS proporciona uma imersão no universo real de uma escola do Ensino Fundamental de uma pequena cidade alemã, que tem a difícil e nobre missão de integrar adolescentes imigrantes à cultura do país e ajudar na diretriz dos passos futuros.

Reserve 3h30 mim pro mergulho – vale a pena. O professor é Bachmann, um sujeito que já tem décadas de estrada lecionando, sabe bem como os impactos familiares e sociais determinam o desempenho e a integração dos adolescentes na sociedade. Sabe que se respaldar somente na cartilha ortodoxa de ensino não é suficiente pra acolher esses jovens que ainda estão aprendendo alemão, não se sentem ambientados na Alemanha, sentem falta da terra natal, sofrem as consequências da instabilidade familiar.

Com tato, afeto, firmeza e conhecimento, aproxima-se deles com música, leituras, interação; abre oportunidades na sala de aula pra saber e criar interesse, por parte dos colegas, sobre a cultura e pelo país do outro. Um exercício de altruísmo – e, claro, uma porta que se abre pra compartilhar, sentir-se parte, construir um novo presente.

Adolescentes turcos e russos, búlgaros e romenos se instalam na Alemanha com as famílias na busca por emprego e estabilidade, fugindo da guerra e de conflitos étnicos. Cada um contribui com o que pode e Bachmann é o mestre inspirador dessa jornada de descobertas e fortalecimento na operária e provinciana alemã de Stadtallendorf. Inspirador e fascinante – não por acaso foi o filme que levou o Prêmio do Júri e do Público no Festival de Berlim 2021.

Comentários