A ENSEADA – The Cove

Cartaz do filme A ENSEADA – The Cove
Direção:
Roteiro:
Ano de lançamento:
Gênero:
Estado de espírito:
Duração:

Opinião

Premiadíssimo pelo público em vários festivais do mundo, The Cove ganhou também o Oscar de melhor documentário longa metragem em 2010. Curioso isso, ter sido tão premiado pelo espectador. Mas absolutamente compreensível e merecido, já que se trata de um documentário denúncia, que tem como objetivo chamar a atenção das pessoas comuns, como nós, para o abuso cometido pelas autoridades.

E chama realmente a atenção. Por três motivos principais, eu diria. O primeiro deles, e mais óbvio, é a denúncia em si: 23 mil golfinhos são encurralados todos os anos na enseada perto de Taiji, no Japão (parte é capturada e exporta para os diversos parques aquáticos espalhados pelo mundo, onde os golfinhos são mantidos em cativeiro para alegria das famílias que querem ver suas peripécias; parte é morta para vender a carne). Em segundo lugar, o documentário impressiona pela ação dos ativistas. Convencidos a coletar provas do massacre, arriscam-se colocando câmeras camufladas, inclusive subaquáticas, em toda a enseada, para registrar a matança. Desta maneira poderiam fazer um forte lobby contra o governo que dizia não saber de nada. E por último, The Cove surpreende quando sabemos que toda a operação de espionagem, protesto e coleta de provas é liderada por nada mais, nada menos do que Richard O’Barry, o ex-treinador do golfinho mais famoso do mundo, o Flipper do seriado famoso no mundo todo, inclusive no Brasil nos anos 70. Quem não se lembra?

Vejam só que interessante. Depois dessa experiência como treinador dos golfinhos e ator no seriado, O’Barry se dá conta de que o animal não se adapta ao cativeiro. Cria o Dolphin Project em 1970 e desde então tenta conscientizar as pessoas e libertar golfinhos em cativeiro. O projeto do documentário tem imagens impressionantes, levanta e expõe questões sérias de segurança pública (oferecer carne de golfinho com alta contaminação por mercúrio), abuso de poder e ganância da indústria pesqueira japonesa. Vale ser visto, pelo suspense que é criado no filme em si, pela ousadia da operação e pela real barbaridade.

Disponível no iTunes

Trailers

Comentários