TRAPAÇA – American Hustle
Opinião
Parece que Trapaça foi inspirado em uma história real, mas nem precisava. Houve de fato um agente do FBI que usou um trambiqueiro de terceira categoria para pegar peixes realmente grandes, mafiosos e políticos. Mas isso não tem a menor importância. Tenho certeza de que o filme supera o que realmente aconteceu. Mesmo porque, a realidade não tinha o quinteto que tem Trapaça e isso realmente não tem comparação.
Estão juntos Bradley Cooper e Jennifer Lawrence novamente, assim como em O Lado Bom da Vida; Christian Bale e Amy Adams também em dobradinha, como em O Vencedor. Os quatros novamente dirigidos por David O. Russell, com Jeremy Renner para fechar o quinteto e esperar para ver quais das 10 estatuetas do Oscar o filme vai faturar. Mas isso também pouco importa, se o que se quer é ver um bom filme. Trapaça tem personagens caricatos divertidos e bem construídos, ótimo visual e um desfecho muito bom. Só isso já vale seu ingresso.
Irving (Bale) é um vigarista, que se junta com Sydney (Adams), ainda mais ambiciosa, ganha dinheiro às custas de quem está desesperado. O casal se dá muito bem, até ser descoberto por um agente do FBI (Cooper), que usa a dupla para dar o flagra em gente importante que aceita suborno e faz negócios escusos, como Carmine (Renner), um político influente. Mas nem tudo são estratégias e gente passional, como Rosalyn (Lawrence), pode virar o jogo completamente. Trapaça levou o Globo de Ouro de melhor filme na categoria comédia. Não tem nada de drama mesmo e é tudo construído para ser uma comédia das relações humanas – está na cara dos artistas que fazer o filme foi muito divertido. Tudo isso revestido por um belo figurino e por boas músicas dos anos 70.
Comentários