TROPA DE ELITE 2 – O Inimigo Agora é Outro

Cartaz do filme TROPA DE ELITE 2 – O Inimigo Agora é Outro

Opinião

Foi montada uma verdadeira operação de guerra para que Tropa de Elite 2 não caísse nas garras da pirataria antes da estreia, como aconteceu com o primeiro filme que conta a história do capitão Nascimento (o excelente Wagner Moura, também em Carandiru, VIPs) no Bope, Batalhão de Operações Policiais Especiais. As cópias foram transportadas para os cinemas em carros escoltados e as ilhas de edição do filme foram monitoradas por seguranças em tempo integral. Tudo para guardar segredo. Curioso isso, pois é como se o conteúdo precisasse de escolta, já que escancara quem é esse inimigo do subtítulo, dá nome aos bandidos e à bandidagem. Com muita coragem.

Tropa 2 dá um pulo de 15 anos no tempo. Agora Nascimento já está separado da mulher (Maria Ribeiro), tem um filho adolescente e é expulso do Bope por causa de uma missão mal sucedida no presídio Bangu 1. Sai do fogo cruzado dos criminosos presos que matam sem piedade e entra no fogo cruzado, e muito mais arquitetado e perigoso, das milícia e dos políticos. Agora, como subsecretário de segurança pública do Rio de Janeiro, Nascimento mostra os meandros e toda a sujeira dos bastidores da política e dos interesses do poder executivo do Rio em se relacionar com as milícias criminosas, que atuam como verdadeiras máfias. Revela até onde vai o interesse supremo de garantir o voto e o cargo no poder público. Padilha joga na cara do espectador, com muita inteligência, clareza e qualidade técnica, que inimigo é esse. O sobrevoo na Esplanada dos Ministérios e no Congresso Nacional é emblemática e dispensa comentários.

Em tempos de eleições, Tropa 2 é muito bem-vindo. Nascimento ainda se indigna com a ilegalidade das atitudes dos políticos e da polícia, e conta com o apoio de um deputado defensor dos direitos humanos (representado pelo ótimo Irandhir Santos, também em Besouro, Viajo porque preciso, volto porque te amo e Quincas Berro D’Água). Com referências explícitas às barbaridades já vividas no Rio, como a queima de arquivo de jornalistas que sabiam demais, ocultação de cadáver e extermínio, Tropa de Elite 2 é muito melhor do que o primeiro. Joga na cara que esse inimigo mora ao lado e que temos sim armas para lutar contra ele.

Trailers

Comentários