UM CONVITE DE CASAMENTO – Wajib

Cartaz do filme UM CONVITE DE CASAMENTO – Wajib

Opinião

Wajib, em árabe, quer dizer “dever social”. É o que pai e filho fazem no filme: vão de casa em casa entregando o convite de casamento da filha e irmã, respectivamente, como manda o costume palestino local. É desse ritual que a diretora Annemarie Jacir fala – mas que vai, na verdade, bem além disso e dá ao filme contornos humanos, bem do tamanho da complexidade das relações familiares.

Enquanto percorrem a cidade de Nazaré e arredores distribuindo os convites um a um, pai e filho (que o são também na realidade) conversam e divergem sobre o fato de o filho morar na Itália, sobre a partida da mãe, sobre o que significa ser mulher naquela região, sobre a importância das tradições; tocam nas mágoas, nos ressentimentos e nas lembranças do passado, formando um mosaico de sensações bem singelo, mas nem por isso pouco profundo.

Permeado sempre pelas questões político-religiosas de palestinos, judeus e cristãos, Um Convite de Casamento passa pelas emoções familiares tão comuns a qualquer ser humano que não há como não se identificar com pelo menos um dos argumentos.

 

Trailers

Comentários