Drama
É o tipo de filme protetor.: nos protege do perigo iminente da história única – sobre o qual já comentei aqui. Aquele perigo de a gente achar que um certo lugar só sabe contar um tipo de história; como se um viés único definisse um lugar. Contar uma história sobre a Índia pode ter muitos […]
Não custa lembrar o que acontece com o Russell Crowe, o protagonista de GLADIADOR, no filme de 2000. Ele é Maximus, um general romano que busca vingança depois que sua família é assassinada. O imperador faz dele escravo e ele se torna um gladiador vingativo. Maximus morre e seu filho, Lucius, é enviado por sua […]
15º Festival Varilux de Cinema Francês Já de cara Ellias Barnès parece ser um sujeito reservado, ou melhor, alguém que se expõe por ser um estilista famoso, mas mantém sua vida privada selada. Difícil ler o Ellias, mas na primeira cena de O SUCESSOR, em que assistimos ao desfile da grife de alta costura francesa, […]
Como faziam falta filmes sobre a alma feminina e suas múltiplas camadas! Sobre a alma e dilemas. Dilemas e relacionamentos. A notícia boa é que temos, cada vez mais, histórias de mulheres, para todos. MALU, inspirado livremente na mãe do diretor Malu Rocha, é uma dessas pérolas. Sem malabarismos nem excessos, traz esta mulher na […]
QUANDO A LUZ ARREBENTA tem esse título que remete à uma grande explosão — mal explicada, por sinal, mas que despedaça corações e causa um grande estrago também interno. Muitos mortos e feridos, entre eles um personagem que será o gatilho para o luto neste filme islandês. Aliás, a Islândia está presente na natureza, nas […]
Sarah Friedland é uma cineasta jovem que faz um filme sobre envelhecimento. Ou melhor, sobre a passagem do tempo, o chamado gênero coming of age — porque, afinal de contas, o tempo passa todos os dias. Estamos envelhecendo, independente da idade de cada um de nós. A questão é que a vivência da etapa da […]
ANORA não é sobre sexo, nem sobre a objetificação da mulher pura e simples. Não é sobre as profissionais do sexo, nem sobre a máfia russa. Muito menos uma história de amor. Tudo isso está na história de Sean Baker, diretor americano que arrebatou a Palma de Ouro em Cannes em 2024, mas como escolhas […]
É verdade que AS TRÊS FILHAS dialoga intimamente com cada um de nós porque toca em assuntos universais como família, morte, relacionamento entre irmãos. Praticamente não temos como escapar disso, pro bem e pro mal. Mas também é verdade que fica muito fácil recusar este tipo de filme. Tocar nessas questões delicadas, que muitas vezes […]