Irã
O título deste documentário é autoexplicativo e só não entende quem não quer. Intuitivamente, crianças não têm restrições. Brincam com outras crianças, sem questionar origem ou religião, sem se importar com as diferenças de cor de pele ou de aparência física. Em AQUI AS CRIANÇAS NÃO BRINCAM JUNTAS, Mohsen Makhmalbaf, diretor iraniano de filmes memoráveis […]
Podemos pensar que cada um dos personagens deste filme é um verso de um poema sombrio e pessimista. Compõem, na forma e no conteúdo, o ambiente social claustrofóbico, opressor e extremamente vigilante em que vivem os cidadãos iranianos sob a ditadura teocrática. Quando se fala em cinema, o Irã vem com aquela força política que […]
Especial para 74ª Berlinale Mesmo antes de a Berlinale dar a largada, a direção do festival já tinha avisado que os diretores de MY FAVORITE CAKE não viriam. O regime totalitário iraniano confiscou seus passaportes e Maryam Moghadam e Behtash Sanaeeha, também diretores e roteiristas de O PERDÃO (Ballad of a White Cow) não puderam […]
Jafar Panahi é a cara, a lente e o representante emblemático do Irã e suas atrocidades. Literalmente. Desde que foi condenado em 2010 por “fazer propaganda contra o sistema” foi impedido de filmar por 20 anos. Mas transgride, faz filmes, dá a cara pra bater sendo também personagem-cineasta em suas próprias histórias. Foi assim em […]
Asghar Farhadi vem do Irã e desenha personagens como ninguém. São figuras complexas, ambíguas, com seres humanos se apresentam na lida do dia a dia, na vida como ela é. UM HERÓI é um anti-herói, pra depois ser homenageado, depois questionado, depois perdoado. E essa sucessão de idas e vindas não termina jamais, assim como […]
Pra quem se interessa por histórias criadas a partir de memórias, RADIOGRAFIA DE UMA FAMÍLIA tem mais um atrativo importante: fala da revolução islâmica no Irã do ponto de vista da cineasta Firouzeh Khosrovani, que relembra a trajetória de seus pais com o pano de fundo da revolução que transformou um país livre em uma […]
Panah Panahi é filho de Jafar Panahi e mostra a que veio já no seu primeiro longa metragem. PEGANDO A ESTRADAé um road movie, que muito lembra o movimento de Jafar de dar tempo ao tempo, ao espectador e ao personagem, pra absorver a narrativa. Alias, ver essa família estranha dentro do carro, indo pra […]
Estatísticas de instituições que defendem os diretos da criança e do adolescente apontam que há cerca de 250 milhões de crianças trabalhando no mundo. Das quais, mais da metade está em condição de risco. Crianças do Sol joga luz nessa realidade lá no Irã, mas poderia ser por aqui também. Ali é um garoto de […]
Por Suzana Vidigal O cinema iraniano chega sempre profundo, trazendo dilemas universais, passando pela linha tênue do que separa o ser ético e dormir com consciência tranquila, do ser livre e conviver com a culpa oculta. Sem Data, Sem Assinatura vai nessa toada. Mesmo se ninguém ficasse sabendo da verdade e ela fosse algo que […]
O cinema iraniano não dá ponto sem nó. Justificar o conflito do filme em um prédio que corre o risco de desabar é como dizer que os alicerces da sociedade iraniana, da cultura censurada estão abalados. Asghar Farhadi faz filmes de gente comum, em que as situações estão no limite, em que é preciso resolver conflitos. Procurando […]