NA PRÓXIMA, ACERTO NO CORAÇÃO – La Prochaine Fois Je Viserai le Couer

Cartaz do filme NA PRÓXIMA, ACERTO NO CORAÇÃO – La Prochaine Fois Je Viserai le Couer

Opinião

Guillaume Canet fez dois bons filmes no ano passado, ambos são histórias reais e ambos foram exibidos no Festival Varilux de Cinema Francês. O Homem Que Elas Amavam Demais, com Catherine Deneuve, já saiu de cartaz e vale ser garimpado na locadora quando estiver disponível. Sujeito enigmático, o personagem de Canet, nos dois filmes. Este que estreia agora tem esse título curioso, cruel e muito decidido: acertar a vítima no coração, para que não reste dúvida da sua morte.

É assim que pensa o assassino em série deste ótimo thriller. Canet, também diretor do lindo Até a Eternidade, com Marion Cotillard, é o tal serial killer – e isso não é nenhuma informação estraga-prazer porque já está na primeira sequência do filme. A grande questão, portanto, não é descobrir quem mata, mas por que ele mata e como vai se safar da polícia. A grande questão é observar suas atitudes, seu controlado descontrole, seu autoflagelo e tentar imaginar até aonde ele vai seguir com as mortes.

O filme dá uma boa análise psiquiátrica. Maníaco, foge da própria sombra, da própria loucura. Corre atrás do próprio rabo, investiga o próprio crime e não encontra saída na sua loucura. Também em Apenas uma Noite, Guillaume Canet mostra, nos dois filmes de 2o14, que realmente é talentoso e bom em criar personagens enigmáticos. Embora não seja roteiro original porque é baseado em episódios que de fato aconteceram entre 1978 e 79 no interior da França, o título é pra lá de original – e carrega um dos elementos cruciais do filme: a crueldade. Título bom é assim: um tiro certeiro no coração da trama.

Trailers

Comentários