Itália
“Parece que ele criava, com a música, um filme paralelo.” Quem disse isso foi Bernardo Bertolucci, sobre Ennio Morricone, que de fato inventou a música de cinema. O compositor italiano, responsável por mais de 500 trilhas sonoras, inventou esta maneira de contar outra história dentro da própria história do filme. Precisa assistir escutando pra entender. […]
Fui apresentada ao cinema de Marco Bellocchio quando nasceu o Cine Garimpo, em 2009, com seu belíssimo VINCERE. Ficou marcado na minha memória e sempre que assisto Bellocchio, lembro da história da ascensão de Mussolini pelo olhar de Ida Dalser, sua amante e mãe do seu primogênito. Avançamos no tempo histórico em O TRAIDOR pra […]
Nanni Moretti escreve, dirige, produz, atua em seus filmes. É onipresente, assim como sua marca não escapa da construção de cada um dos personagens. Nem do drama em si. Intenso e profundo, Moretti trata das tensões cotidianas existentes nas famílias contemporâneas, como se entrasse na nossa casa sem pedir licença. Vê-lo na tela como ator, […]
Antonio Ligabue (1899-1965) só teve sua obra reconhecida depois de sua morte, assim como aconteceu com muitos artistas. Teve uma vida sofrida e solitária, vagando pelo norte da Itália, alternando entradas e saídas de hospitais psiquiátricos. Mal entendemos o que ele diz, numa metáfora real da dificuldade de se expressar e de se relacionar com […]
Vincent é autista, mora com a mãe e o padrasto, e não conhece o pai. O pai é Willy, um cantor bon vivant, que não tem endereço fixo, mas um dia se despenca na casa da ex-mulher e quer conhecer o filho. Só que ele não sabe que Vincent é diferente e, a partir daqui […]
Construir uma narrativa auto-crítica é arriscado. Precisa de distanciamento pra conseguir fazer o julgamento, se ver naquele ambiente, entender como se dão as diferenças. A tal da análise isenta. Mas Phaim Bhuiyan não acha isso. Envolvido em todas as etapas de Bangla – é diretor, produtor, roteirista, protagonista – ele mergulha na sua condição de […]
Definitivamente, o Pinóquio de Matteo Garrone não é pra qualquer um. Nem pra qualquer idade. Sombrio – tanto na paleta de cores, quanto no clima que norteia os personagens -, a história do boneco de madeira que sonha em virar menino de verdade nada tem a ver com a animação lançada em 1940 pela Disney. […]